Chanel n°5 ganha exposição em Paris

O Perfume Chanel n°5 é o tema principal de uma exposição nesse mês de maio em Paris.

 

O museu do Palais de Tokyo homenageia a fragrância mais famosa da maison francesa contando a história de sua criação e as influências artísticas que inspiraram Gabrielle Chanel na concepção do perfume, que ainda é um dos mais vendidos no mundo, mais de 90 anos após ter sido lançado.

Quando Marilyn Monroe disse, em 1960, que para dormir usava apenas algumas gotas de Chanel N°5, o ícone norte-americano acrescentava somente mais um capítulo na lenda de um dos perfumes mais famosos da história. Criado em 1921, a fragrância inspirou artistas como Andy Warhol, teve Catherine Deneuve e Nicole Kidman como garotas-propaganda e foi encarnado até por Brad Pitt em campanhas publicitárias. Mas o que muita gente não sabe é que ao criá-lo, Coco Chanel queria, acima de tudo, relembrar um dos grandes amores de sua vida, Boy Capel, morto em um acidente automobilísitico em 1919.

Essas e outras facetas da fragrância são expostas a partir desse domingo no Palais de Tokyo, um dos museus de arte contemporânea de Paris, na mostra N° 5 Culture Chanel. O evento conta a história da criação do legendário vidrinho, mas também aborda todo seu processo criativo, com as influências artísticas que inspiraram sua criadora.

Perfume Chanel numero 5

Perfume Chanel número 5

O percurso, que começa com um jardim vertical, evoca a composição do perfume, antes de mostrar algumas das referências para a fragrância mas também para a famosa embalagem, que graças às suas linhas puras, nunca saiu de moda. Lembranças do orfanato no qual Gabrielle Chanel teria crescido, viagens a Itália que a inspiraram, mas também obras de arte, fotografias e objetos preciosos vindos de museus do mundo todo completam a visita. A dimensão contemporânea da mostra é dada pela artista holandesa Irma Bloom, que imprime em relevo a sua visão do “universo Chanel” em uma série de livros brancos.

A mostra n°5 Culture Chanel vai até 5 de junho e tem entrada franca. O museu do Palais de Tokyo, um dos maiores espaços de exposição de arte contemporânea de Paris, tem se aproximado cada vez mais do mundo da moda nos últimos tempos.

No ano passado a instituição recebeu uma exposição sobre os 60 anos da marca Chloé.

 

Fonte O perfume: clique aqui

 


Leave a Reply